Senior é a primeira empresa da América Latina a integrar ERP com computação cognitiva do IBM Watson

Assistente virtual Sara otimiza processos de gestão empresarial, fornecendo informações sobre situação financeira e até detalhes de pagamentos. Testes com o chatbot começaram já no ano passado.

A Senior – uma das maiores desenvolvedoras especializadas em tecnologia para gestão do país – anuncia a integração de uma assistente virtual à sua solução Gestão Empresarial | ERP. Trata-se da primeira empresa da América Latina a incorporar em um sistema de ERP a plataforma de computação cognitiva da IBM (IBM Watson).

Batizada de Sara (em inglês, Senior Automated and Responsive Agent), a assistente virtual possibilita que os usuários interajam de forma simples e natural com o sistema de gestão a partir de dispositivos móveis, por reconhecimento de voz e transformação da fala em texto.

A Sara é capaz de realizar diversas consultas no ERP da Senior, respondendo sobre informações como situação financeira, contatos telefônicos e detalhes de pagamentos. Entre os benefícios, a solução aumenta a produtividade dos profissionais e permite o acesso mais rápido e eficiente a informações para tomada de decisão.

Atualmente, a assistente virtual da Senior está presente nas soluções Gestão de Logística | WMS e Gestão de Relacionamento | CRM. Até o final deste semestre, as soluções de ERP e RH da Senior contarão com bots integrados em boa parte de suas diversas funcionalidades, o que posiciona a companhia como uma das primeiras fornecedoras do Brasil a oferecer um completo portfólio de tecnologias para gestão que incorporam funcionalidades de computação cognitiva.

De acordo com um levantamento do Bank Of America Merrill Lynch, o mercado de assistentes virtuais ou chatbots como a Sara, da Senior, deve movimentar US$ 153 bilhões até 2020. “A Sara representa um importante passo para reforçar o pioneirismo e a inovação da Senior no mercado de tecnologias para gestão, oferecendo às empresas soluções que aumentam a eficiência e a produtividade dos negócios”, afirma Jean Vieira, diretor de Desenvolvimento da Senior. “O sistema tem a capacidade de, a partir do comportamento dos usuários, se adaptar e desenvolver novas habilidades, assim como acontece com o cérebro humano, o que nos permite aprimorar ainda mais os serviços da Sara”, comenta o executivo.

Especializada na oferta de software para gestão empresarial, de pessoas, logística, relacionamento com clientes e controle de acesso, a Senior atua em todo o Brasil com filiais, escritórios, unidades de negócios e canais de distribuição, oferecendo tanto consultorias como sistemas integrados que apoiam seus clientes na otimização de processos e modelos de negócios, inovação e produtividade, simplificando a tomada de decisão e impulsionando a gestão.