Indústria

Acompanhando de perto os processos de produção da sua empresa você pode ir mais longe. E com um sistema de gestão que entende as suas necessidades você consegue maior flexibilidade e controle para unificar processos e integrar todas as áreas, da engenharia até a entrega do produto.

O futuro da Indústria

Indo muito além de tarefas manuais repetitivas, o uso de novas tecnologias na indústria está levando a indústria a um novo patamar. Hoje, tecnologias digitais são utilizadas para acompanhar, ampliar e melhorar os processos seja no uso de softwares robustos ou na proliferação de dispositivos inteligentes espalhados pela a planta fabril que estão o tempo todo gerando uma massa de dados enorme que é utilizada nas tomadas de decisões. Entre todas as inovações voltadas à manufatura, destacamos o Big Data.

MES – Manufacturing Execution System

Muito disso está diretamente relacionado à Indústria 4.0, que prega a utilização de sistemas inteligentes, tecnologias digitais e gestão preditiva para aumentar os ganhos na produção, maximizar a eficiência e reduzir os riscos de quebras e defeitos de qualidade. Dentro deste contexto o MES tem papel especial, por ser um conceito já utilizado e que foi amplificado quando se fala em Industria 4.0.

O termo MES foi criado em 1990 pela empresa ADR (Advance Manufacturing Research), e atualmente é utilizado para designar as plataformas e ferramentas usadas para unificar as atividades operacionais e estratégicas.

O MES passou por uma especialização com a Industria 4.0, passando de um mero processo de integração entre o PCP e o chão de fábrica, para também algo que proporciona conexão e telemetria com maquinários, dando insumos para as duas áreas na tomada de decisão, seja uma manutenção preditiva ou um aumento na capacidade produtiva para suprir a demanda de mercado.

Saiba como as soluções da Senior beneficiam os segmentos da indústria

 

Solução com atendimento das demandas dentro da cadeia de suprimentos que proporciona muito mais facilidade nas definições de produto e engenharia de processos. Regras inteligentes amarradas aos SKUs dando mais flexibilidade em cada necessidade a ser atendida.

A ferramenta prove poder a decisão na programação das ordens e o processo de beneficiamento externo dispõe da fluidez na execução e controle gerencial.

Com o software, é possível controlar as fichas dos produtos, programar carteira de pedidos, gerar ordens de produção e verificar o consumo realizado. Além disso, há interação total do almoxarifado com o processo operacional. O sistema também está integrado à nova obrigatoriedade do governo: a entrega do Controle de Produção e Estoques do SPED Fiscal (Bloco K ou P3).


Alimentos

Automatize os apontamentos e controles da fábrica e otimize os processos diários. Gerencie a qualidade por lotes e tenha alertas automáticos dos prazos de validade.

Calçados

Faça o rastreamento dos produtos produzidos, intermediários e comprados, controle estoques e gerencie a operação de maneira integrada..

Madeira e Móvies

Identifique e atribua os consumos de matérias-primas e produtos intermediários, gerencie totalmente as operações de terceiros e controle o estoque de produtos sazonais.

Metal Mecânico

Garantindo gerenciamento das operações de terceiros, controle de produção e estoque com simplicidade nos processos de acompanhamento fabril.

Plástico e Borracha

Reduza custos e evite falhas e prejuízos no processo fabril. Gerencie com eficiência o dia a dia da produção, e tenha total controle do seu negócio, da chegada da matéria-prima aos lotes de produtos acabados.


Desafios

  • Falta de identificação de eficiência na fábrica;
  • Indisponibilidade e dificuldade de rastreabilidade de estoque;
  • Controles paralelos que atrapalham a gestão em um todo;
  • Difícil assertividade nos atendimentos de demandas.

Benefícios

  • Aumentar a produtividade através da melhoria na condução dos processos de fabricação
  • Controle de produção e estoques do SPED Fiscal (Bloco K ou P3)
  • Gestão do PCP integrada ao chão de fábrica
  • Gestão integrada entre almoxarifado e processo de produção
  • Processo simplificado nos cadastros, na gestão e no acompanhamento fabril
  • Tributação pré-configurada para empresas do tipo Simples, Presumido ou Real.